As vezes viajo de moto e nestas oportunidades o que mais ouço é a frase: “Você ta louco viajar de moto”. Mas penso que louco mesmo é quem não viaja, mas vamos lá, nada de julgamentos, afinal cada um faz o que acredita ser o certo. O que eu sei de concreto é que uma viagem de moto em nada tem haver com aquilo que você que viaja de carro esta acostumado.
Analise comigo. Mesmo que você viaje a bordo de uma Ferrari ou de um carro de luxo dificilmente alguém vai puxar papo com você no posto de combustível. Você vai andar milhares de quilômetros e voltar pra casa sem ter feito um único amigo. De moto é diferente. Por onde quer que você ande e a cada parada sempre tem alguém pra perguntar de onde você esta vindo ou então pra onde está indo.
A imagem daquele ser chegando a bordo de uma moto mexe com as pessoas e invariavelmente alguém vai se aproximar e puxar papo. E aqui esta outra diferença absurda, talvez pelo fato de você ter passado horas em silêncio, ouvindo o barulho do motor, do vento e perdido em meio aos seus pensamentos, você também quer conversar e um simples “vai completar o tanque” já vira um papo animado de muitos e muitos minutos.
Moto é assim, gera uma química entre as pessoas. Um companheirismo que une desconhecidos e te destaca neste mundo cada vez mais regado e norteado pelo individualismo.
As amizades forjadas na estrada são diferentes. Elas são descompromissadas e não se pautam em conceitos como o ser ou o ter. Não importa quem você é ou o que você tem, o que importa é sua atitude, como você encara o mundo e a vida. É incrível, mas é mesmo uma irmandade. Quem te recebe na estrada recebe de braços e coração abertos. Parece que a estrada não oferece espaço para falsidades e para perda de tempo. Quando o encontro se dá, todos sabem que aquele momento é único e deve ser aproveitado ao extremo, afinal as histórias que sobram destes encontros são únicas e não acontecem todos os dias.  
É claro que sempre vai ter aquele que vai te chamar de louco, mas analisando friamente sabe por que isso acontece? É por que você esta fazendo justamente aquilo que a pessoa sempre teve vontade de fazer, mas não teve coragem de tentar. É mais fácil atacar aquilo que desejo e sei que não irei conquistar do que tentar encontrar um caminho de fazer igual. Pode acreditar, quem virar a cara pra você é por que gostaria de estar justamente em seu lugar, então é para estas pessoas que devemos dar mais atenção.
Completei recentemente 21 anos de motociclismo e sobre isso já escrevi aqui. Neste tempo todo não me lembro de ter me decepcionado com os desconhecidos amigos que encontrei pelas estradas afora. Sei que muitos quilômetros me esperam pela frente e que muitos novos amigos estão me aguardando para este encontro único e inesquecível.
Da próxima vez que um motociclista aparecer na sua frente, não perca tempo. Converse, tire suas dúvidas, dêem boas risadas juntos. Saiba que por baixo de uma roupa preta e de uma aparente cara de mal existe sim uma pessoa incrível e cheia de boas histórias pra contar. A vida é muito curta para perdermos tempo e uma boa amizade não tem preço. Na última volta que dei tive o prazer de reencontrar muitos amigos, entre eles destaco aqui o meu irmão Hiram Furquim de Sinop com quem estou na foto acima. De novas amizades saíram pelo menos 5 e vou destacar aqui o Paulo, frentista do posto Texaco de Nova Mutum que além de uma boa conversa enfrentou a chuva para passar óleo na corrente da minha moto. Por estas e outras eu não penso duas vezes em pegar minha moto e deixar a estrada me trazer novos amigos e histórias para contar.

POR: LUIZ FERNANDO.














Após dez temporadas e 233 episódios o programa American Chopper, reality show preferido dos motociclistas (pelo menos para os que gostam de motocicletas custom), tem o seu fim anunciado pelo canal de TV por assinatura Discovery Channel, detentor dos direitos do seriado. O último episódio da epopeia dramática da família Teutul, intitulado Chopper Live: The Revenge, deverá ir ao ar no dia 11 de dezembro, nos Estados Unidos.
A série que retrata as avenças e desavenças de Paul Teutul (sênior) e seus filhos, Paul Junior e Mikey, com suas respectivas oficinas de motos é exibida no Brasil pelo canal de TV por assinatura Discovery Turbo.
O comunicado oficial sobre o fim de American Chopper ressalta que o programa cumpriu sua missão de aproximar o público do mundo da produção artesanal de motocicletas.
"Os Teutuls nos presentearam com motos realmente inovadoras e um drama familiar de verdade desde 2002", destaca Eileen O'Neill, presidente do grupo Discovery.
Em 2010, depois de uma acalorada discussão entre Paul Teutul (sênior) e Paul Jr, na oficina de seu pai, a Orange County Choppers (OCC), em Newburgh (NY), o fim de American Chopper chegou a ser anunciado pela emissora, mas a série continuou sendo produzida, aproveitando sua grande audiência.
No final de 2007, a família American Chopper esteve no Brasil para participar de um grande evento de música e exposição de motocicletas, em Brasília (DF), e entregar uma motocicleta feita especialmente para homenagear a capital federal, idealizada pelo arquiteto Oscar Niemayer.

Fotos: Divulgação

Postado por Ademar Santana


Humanizar o trânsito: Esta é a proposta da campanha “UNIDOS PELO MOTOCICLISMO.”, a . OMB- ORDEM DOS MOTOCLUBES DA BAHIA. estará lançando já em janeiro

De acordo com organizadores, Diretores Regional de toda Bahia e também coordenador da Comissão de Trabalho que trata de assuntos referentes à Harmonia no Trânsito, um dos grandes desafios da campanha é evidenciar que uma pessoa está no trânsito e não um veículo.  Por isso o slogan: “Levo vida no meu capacete.”, considerando ainda que deve haver respeito e harmonia entre todos os participantes do trânsito: motociclista, motorista, ciclista e pedestre.
A OMB, conta com apoio de todos os moto clubes e concessionárias que  possam realizam trabalhos de educação no trânsito em caráter voluntário, tais como treinamentos práticos e teóricos para motociclistas. Porém, uma das metas da campanha é disseminar essas ações e eventos, a fim de ampliar as participações e, consequentemente, expandir a quantidade de motociclistas bem informados e treinados para pilotar com consciência e respeito no trânsito.
Pensando em sensibilizar também o público que não usa veículos motorizados, a campanha pretende chegar às universidades e escolas de primeiro e segundo graus. As práticas seguras servem como estímulos para esse público olhar o trânsito de forma mais atenciosa.
“Graças à capilaridade da nossa rede, somos capazes de atingir praticamente 100% do território nacional, além de reconhecer as reais necessidades de cada região”, e. Por isso, é intenção da OMB fazer a ação chegar aos órgãos públicos, envolvendo-os por meio de parcerias. É importante a participação, especialmente de prefeituras, no sentido de ceder espaços públicos, para realização de práticas de pilotagem não só aos novos motociclistas, mas também para reciclar os atuais instrutores de motoescola, que é um dos objetivos da ação.
O ponto alto da campanha está reservado para o dia ainda a ser discutido, referente a data para qual será estimulada a doação de sangue em toda BAHIA.

 A ação “Quem curte motocicleta compartilha a vida doando sangue” pretende resgatar a imagem do motociclista como cidadão e atrair um grande número de doadores para os hemocentros de todo Bahia.
Para ajudar na divulgação das ações curta a fanpage “http://www.facebook.com/OMB2012..” ou no site de relacionamento Facebook. http://www.facebook.com/OMB2012


Sinalização