Pilotagem defensiva - novas dicas

Unknown | 21:14 | 0 comentários



Uma das melhores formas de evitar acidentes é prever os erros dos outros. Isso oferece tempo dos outros corrigirem o erro ou você se adaptar a eles. Faça assim:

■Numa pista de mão dupla, ao receber um farol alto, não olhe para o outro veículo. Olhe para o centro da pista, para o resto, use sua visão periférica.

■Sempre é bom citar essa dica, observe os olhos do outro motorista em seus espelhos retrovisores. Um piloto que olha atentamente para um espelho lateral indica que irá fazer a manobra para esse lado.

■Veículos que se aproximam lateralmente do veículo à sua frente, dão uma forte suspeita de que irão "fechá-lo" assim que houver uma brecha. Diminua a velocidade e dê essa brecha de forma controlada. 

■Quando um veículo tenta adentrar em sua pista, mas fica aquela dúvida de que vai ou não, assuma o comando da situação. Diminua a velocidade e de piscas com seu farol, de forma que o outro motorista perceba que pode entrar.

■Um veículo cambaleando levemente de um lado para outro, indica que o motorista está sonado ou bêbado. Afaste-se desse veículo.

■Nunca fique entre dois veículos mais pesados que o seu. Tipo, caminhões.

■Evite ficar à frente de um veículo mais pesado que o seu. Os freios de um veículo leve são mais ágeis que de que de um veículo pesado.

■Quando for bater na traseira de alguém, tente colidir com as laterais traseiras, são zonas de maior segurança. Se der tempo de pensar é claro…

Enfim, pilote sempre com atenção, como muitos já sabem. Jamais pense que uma moto faz parte de você. O veículo é um equipamento, uma máquina que responde às leis da física e é muito mais forte e pesada que um ser humano.

É bom sempre absovermos novas dicas e lembrarmos de umas.

Fonte de complementação: Brmotos.com

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Dicas da Pilotagem defensiva:

■Antes de viajar calibre adequadamente os pneus. 

•Verifique
se a quilometragem da troca do óleo não vai "passar" durante a viagem. 
Se for o caso troque o óleo antes de pegar a estrada.

•Sempre viaje com o tanque cheio. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente.

•Ao
entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já 
entrar "embalado" na primeira pista. Desta forma você não fechará os 
demais veículos.

•Para sair de uma rodovia diminua a velocidade 
gradativamente. Se houver desnível não faça uma manobra brusca, deslize o
veículo suavemente para o lado.

•Se o pneu furar numa ponte ou viaduto, ande com o pneu furado até o outro lado.

•Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos.

•Viajando
à noite em rodovia de pista dupla, trafegue até 80 km/h. Essa é a 
velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol.

•Durante a 
chuva verifique pelo espelho retrovisor se os pneus da sua moto estão 
deixando marcas nas pista. Se não estão, a moto está aguaplanando 
(boiando sobre um véu de água), diminua a velocidade suavemente até as 
marcas voltarem.

•Regule os faróis. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas e seguradoras oferecem gratuitamente.

•Segure o guidão com as duas mãos.

•Use o retrovisor para controlar suas manobras mas também use para controlar as manobras dos outros.

•Nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda desista da manobra.

•Quando
for viajar repouse pelo menos meia hora antes, faça refeições leves. 
Comida pesada, bebida alcoólica e cigarro diminuem os reflexos.

•Sente-se na moto de forma confortável e que de a impressão de domínio do equipamento.

•Tenha
todo o controle da moto, leia o manual de instruções. No trânsito não 
dá tempo para verificar "para que serve esse botão?".

•Faça as 
trocas de marcha no tempo certo. Trocar de forma antecipada faz o 
veículo perder velocidade, se trocar atrasado faz o veículo reduzir e 
dar trancos. Nas duas hipóteses há grande consumo de combustível.

•Uma
curva perfeita se faz assim: antes do início da curva diminua a 
velocidade para a compatível com a manobra. Durante a curva não acelere 
ou acelere gradativamente, isso fará a moto "assentar" na pista.

•Verifique rotineiramente as luzes de seu veículo; pisca-pisca, faróis etc.

•Conheça
a autonomia de seu veículo, verifique se o volume de combustível dá 
para chegar ao destino com grande margem de segurança. No caso de dúvida
abasteça.

•Procure fazer algum curso de primeiro socorros. Isso pode ser útil para terceiros e para seus passageiros.

•Cuidado para suas condições psicológicas, não pilote se estiver nervoso, deprimido, revoltado, estressado, com sono etc.

•Se faz tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca sono ou diminuição de reflexos. Não pilote se for o caso.

http://moto-pilotagem.blogspot.com

E mantenha distancia dos 2 segundos...

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